top of page

Temperatura de armazenamento e de serviço: quais as diferenças entre elas?



Todo apreciador de vinhos sabe que a bebida é super sensível e que é muito importante guardar os rótulos em um ambiente controlado e seguro. Afinal, a temperatura, a umidade, a vibração e a iluminação podem ser grandes Vilões do Vinho. 


Mas, quando o assunto é temperatura, muitas pessoas ainda confundem as temperatura de armazenamento e temperatura de serviço e acabam achando que eles são a mesma coisa. 

Bem, no artigo de hoje eu vou acabar de uma vez por todas com este mito!! Quer conhecer mais sobre as diferenças entre a temperatura de armazenamento e a temperatura de serviço? Então vem comigo!


Confira com a Optimus Importadora Temperatura de armazenamento e de serviço: quais as diferenças entre elas? E lembre-se, conte sempre a Optimus Importadora, uma empresa que é especialista e conhecedora do mercado e qualidade de Vinhos. Atualmente presente nos principais estados do país, em restaurantes e lojas especializadas. Contamos com uma grande rede de representantes e distribuidores em cada região.


Temperatura de armazenagem


A temperatura de armazenagem é a temperatura em que suas bebidas devem ser guardadas. Simples assim. 

De modo geral, é importante que os vinhos sejam guardados em ambientes sem grandes variações de temperatura. O ideal é que as garrafas estejam armazenadas em lugares que mantenham uma temperatura entre 14ºC e 17ºC.

Um dos erros mais comuns é achar que a temperatura de armazenamento varia de acordo com o tipo de vinho. Isso está errado!!

Os vinhos, de forma geral, precisam de um ambiente com uma temperatura estável sem muitas oscilações. Isso já garante que o vinho poderá ser aproveitado em toda sua plenitude.    

O vinho branco, por exemplo, deve ser servido entre 6°C e 12°C, mas isso não significa que ele precisa ser armazenado nesta temperatura. Claro, se ele for guardado assim, será mais cômodo, pois você poderá servi-lo diretamente da adega para a taça.

Mas, é muito importante lembrar que se você pretende guardar o rótulo por mais de 6 meses, é essencial deixá-lo na temperatura de armazenamento (14ºC a 17ºC), para que ele possa evoluir corretamente. 

É importante lembrar que em um país tropical como o Brasil, com clima quente, úmido e com variações constantes entre quente e “frio”, a adega climatizada é essencial para manter os seus rótulos seguros. 


Temperatura de serviço


A segunda temperatura importante no universo dos vinhos é a temperatura de serviço, ou seja, a temperatura ideal para servir o vinho. Nessa temperatura, a bebida apresentará a melhor expressão em aromas e suas características gustativas, como acidez, taninos e álcool.

É uma temperatura muito importante a se ter em conta, pois diferentes tipos de vinhos possuem diferentes temperaturas de serviço, que impactam muito na sua experiência com a bebida. 

O vinho tinto, por exemplo, quando é servido em temperaturas inferiores à ideal, o aspecto relacionado aos taninos da bebida pode se mostrar mais evidente, provocando uma sensação desagradável nas papilas gustativas

Abaixo, eu separei as temperaturas recomendados para a degustação de alguns dos principais tipos de vinho. Conheça: 

  • Espumantes e Brancos doces: Temperatura ideal em 6°C.

  • Brancos: Entre 6°C e 12°C.

  • Rosés: Temperatura ideal em 8°C.

  • Tintos leves: Entre 14°C e 16°C.

  • Tintos encorpados e Fortificados: Entre 16°C e 18°C.

Mas, independente da sua preocupação com temperatura (de armazenamento ou serviço), a Art des Caves tem a solução para você:

Para quem quer armazenar todos os seus rótulos em uma adega com temperatura única, a Art des Caves tem diversos modelos de adegas que podem ser configuradas para manter os vinhos em sua temperatura ideal de armazenamento. São estes os casos da Sophistiqué 40 e 200, assim como a Sommelier 90 e 200, e, claro, toda a linha Basique.

Já para aqueles que buscam mais conforto, ou possuem uma coleção de rótulos diversa, o ideal é contar com uma adega com pelo menos dois compartimentos independentes, que têm seus próprios controladores de temperatura. Dessa forma, cada tipo de vinho é armazenado em sua temperatura ideal de serviço.  São estes os casos das adegas Sophistiqué Dual Colors e Sommelier 140. 150 e 230.   




12 visualizações0 comentário
bottom of page