top of page

Temperatura de armazenamento e de serviço: quais as diferenças entre elas?



Todo apreciador de vinhos sabe que a bebida é super sensível e que é muito importante guardar os rótulos em um ambiente controlado e seguro. Afinal, a temperatura, a umidade, a vibração e a iluminação podem ser grandes Vilões do Vinho

Mas, quando o assunto é temperatura, muitas pessoas ainda confundem as temperatura de armazenamento e temperatura de serviço e acabam achando que eles são a mesma coisa. 

Bem, no artigo de hoje eu vou acabar de uma vez por todas com este mito!! Quer conhecer mais sobre as diferenças entre a temperatura de armazenamento e a temperatura de serviço? Então vem comigo!


Aprenda as diferenças entre temperatura de armazenamento e de serviço. E lembre-se, conte sempre a Optimus Importadora, uma empresa que é especialista e conhecedora do mercado e qualidade de Vinhos. Atualmente presente nos principais estados do país, em restaurantes e lojas especializadas. Contamos com uma grande rede de representantes e distribuidores em cada região.



Temperatura de armazenagem


A temperatura de armazenagem é a temperatura em que suas bebidas devem ser guardadas. Simples assim. 

De modo geral, é importante que os vinhos sejam guardados em ambientes sem grandes variações de temperatura. O ideal é que as garrafas estejam armazenadas em lugares que mantenham uma temperatura entre 14ºC e 17ºC.

Um dos erros mais comuns é achar que a temperatura de armazenamento varia de acordo com o tipo de vinho. Isso está errado!!

Os vinhos, de forma geral, precisam de um ambiente com uma temperatura estável sem muitas oscilações. Isso já garante que o vinho poderá ser aproveitado em toda sua plenitude.    

O vinho branco, por exemplo, deve ser servido entre 6°C e 12°C, mas isso não significa que ele precisa ser armazenado nesta temperatura. Claro, se ele for guardado assim, será mais cômodo, pois você poderá serví-lo diretamente da adega para a taça.

Mas, é muito importante lembrar que se você pretende guardar o rótulo por mais de 6 meses, é essencial deixá-lo na temperatura de armazenamento (14ºC a 17ºC), para que ele possa evoluir corretamente. 

É importante lembrar que em um país tropical como o Brasil, com clima quente, úmido e com variações constantes entre quente e “frio”, a adega climatizada é essencial para manter os seus rótulos seguros. 

Temperatura de serviço


A segunda temperatura importante no universo dos vinhos é a temperatura de serviço, ou seja, a temperatura ideal para servir o vinho. Nessa temperatura, a bebida apresentará a melhor expressão em aromas e suas características gustativas, como acidez, taninos e álcool.

É uma temperatura muito importante a se ter em conta, pois diferentes tipos de vinhos possuem diferentes temperaturas de serviço, que impactam muito na sua experiência com a bebida. 

O vinho tinto, por exemplo, quando é servido em temperaturas inferiores à ideal, o aspecto relacionado aos taninos da bebida pode se mostrar mais evidente, provocando uma sensação desagradável nas papilas gustativas

Abaixo, eu separei as temperaturas recomendados para a degustação de alguns dos principais tipos de vinho. Conheça: 

  • Espumantes e Brancos doces: Temperatura ideal em 6°C.

  • Brancos: Entre 6°C e 12°C.

  • Rosés: Temperatura ideal em 8°C.

  • Tintos leves: Entre 14°C e 16°C.

  • Tintos encorpados e Fortificados: Entre 16°C e 18°C.

Mas, independente da sua preocupação com temperatura (de armazenamento ou serviço), a Art des Caves tem a solução para você:

Para quem quer armazenar todos os seus rótulos em uma adega com temperatura única, existem diversos modelos de adegas que podem ser configuradas para manter os vinhos em sua temperatura ideal de armazenamento. São estes os casos da Sophistiqué 40 e 200, assim como a Sommelier 90 e 200, e, claro, toda a linha Basique.

Já para aqueles que buscam mais conforto, ou possuem uma coleção de rótulos diversa, o ideal é contar com uma adega com pelo menos dois compartimentos independentes, que têm seus próprios controladores de temperatura. Dessa forma, cada tipo de vinho é armazenado em sua temperatura ideal de serviço.  São estes os casos das adegas Sophistiqué Dual Colors e Sommelier 140. 150 e 230.   





Fonte: Artdecaves

28 visualizações0 comentário
bottom of page