Temperatura de armazenamento e de serviço do seu vinho: quais as diferenças entre elas?



Todo apreciador de vinhos sabe que a bebida é super sensível e que é muito importante guardar os rótulos em um ambiente controlado e seguro. Afinal, a temperatura, a umidade, a vibração e a iluminação podem ser grandes Vilões do Vinho.

Mas, quando o assunto é temperatura, muitas pessoas ainda confundem as temperatura de armazenamento e temperatura de serviço e acabam achando que eles são a mesma coisa. 

Bem, no artigo de hoje a Optimus importadora vai acabar de uma vez por todas com este mito!! Quer conhecer mais sobre as diferenças entre a temperatura de armazenamento e a temperatura de serviço? Então vem comigo!





Temperatura de armazenagem

A temperatura de armazenagem é a temperatura em que suas bebidas devem ser guardadas. Simples assim. 

De modo geral, é importante que os vinhos sejam guardados em ambientes sem grandes variações de temperatura. O ideal é que as garrafas estejam armazenadas em lugares que mantenham uma temperatura entre 14ºC e 17ºC.


Um dos erros mais comuns é achar que a temperatura de armazenamento varia de acordo com o tipo de vinho. Isso está errado!!

Os vinhos, de forma geral, precisam de um ambiente com uma temperatura estável sem muitas oscilações. Isso já garante que o vinho poderá ser aproveitado em toda sua plenitude.    

O vinho branco, por exemplo, deve ser servido entre 6°C e 12°C, mas isso não significa que ele precisa ser armazenado nesta temperatura. Claro, se ele for guardado assim, será mais cômodo, pois você poderá serví-lo diretamente da adega para a taça.

Mas, é muito importante lembrar que se você pretende guardar o rótulo por mais de 6 meses, é essencial deixá-lo na temperatura de armazenamento (14ºC a 17ºC), para que ele possa evoluir corretamente. 


É importante lembrar que em um país tropical como o Brasil, com clima quente, úmido e com variações constantes entre quente e “frio”, a adega climatizada é essencial para manter os seus rótulos seguros. 


Temperatura de serviço

A segunda temperatura importante no universo dos vinhos é a temperatura de serviço, ou seja, a temperatura ideal para servir o vinho. Nessa temperatura, a bebida apresentará a melhor expressão em aromas e suas características gustativas, como acidez, taninos e álcool.

É uma temperatura muito importante a se ter em conta, pois diferentes tipos de vinhos possuem diferentes temperaturas de serviço, que impactam muito na sua experiência com a bebida. 

O vinho tinto, por exemplo, quando é servido em temperaturas inferiores à ideal, o aspecto relacionado aos taninos da bebida pode se mostrar mais evidente, provocando uma sensação desagradável nas papilas gustativas

Abaixo, eu separei as temperaturas recomendados para a degustação de alguns dos principais tipos de vinho.

Conheça: 

Espumantes e Brancos doces: Temperatura ideal em 6°C.Brancos: Entre 6°C e 12°C.Rosés: Temperatura ideal em 8°C.Tintos leves: Entre 14°C e 16°C.Tintos encorpados e Fortificados: Entre 16°C e 18°C.


Mas, independente da sua preocupação com temperatura (de armazenamento ou serviço), a Art des Caves tem a solução para você:

Para quem quer armazenar todos os seus rótulos em uma adega com temperatura única, a Art des Caves tem diversos modelos de adegas que podem ser configuradas para manter os vinhos em sua temperatura ideal de armazenamento. São estes os casos da Sophistiqué 40 e 200, assim como a Sommelier 90 e 200, e, claro, toda a linha Basique.


Já para aqueles que buscam mais conforto, ou possuem uma coleção de rótulos diversa, o ideal é contar com uma adega com pelo menos dois compartimentos independentes, que têm seus próprios controladores de temperatura. Dessa forma, cada tipo de vinho é armazenado em sua temperatura ideal de serviço.  São estes os casos das adegas Sophistiqué Dual Colors e Sommelier 140. 150 e 230.   

Gostou da nossa dica? Claro né!  Conte sempre a Optimus Importadora, uma empresa que é especialista e conhecedora do mercado e qualidade de Vinhos. Atualmente presente nos principais estados do país, em restaurantes e lojas especializadas. Contamos com uma grande rede de representantes e distribuidores em cada região.





Fonte: artdescaves

0 visualização

distribuidora de vinhos importados, vinhos artgentinos, vinhos chilenos, revendedor de vinhos, vinhos no atacado, vinhos gran reserva, vinhos Secret Barrel's, vinhos mosquita muerta, são paulo, santo andré, são caetano do sul, são bernardo do campo, mauá, 

  • Facebook Optimus Importadora
  • Instagram
whatsapp-logo-icone (2).png

®2020 Todos Direitos Reservados á Optimus Importadora. Desenvolvido por Agência x10

whatsapp-logo-icone (2).png