top of page

Saiba como diferenciar o vinho Cabernet Sauvignon do Merlot


O vinho elaborado com Cabernet Sauvignon, assim como os feitos com uvas Merlot, está entre os mais consumidos entre os brasileiros. Hoje falaremos aqui no blog como diferenciá-los, já que comumente muitos não conseguem distingui-los.


Descubra com a Optimus, como diferenciar o vinho Cabernet Sauvignon do Merlot. E lembre-se, conte sempre a Optimus Importadora, uma empresa que é especialista e conhecedora do mercado e qualidade de Vinhos. Atualmente presente nos principais estados do país, em restaurantes e lojas especializadas. Contamos com uma grande rede de representantes e distribuidores em cada região.


Diferenciar apenas pela degustação realmente não é uma tarefa simples para os apreciadores iniciantes, mas dá para ir se aperfeiçoando com a prática. E, cá pra nós, é um exercício mais do que prazeroso.

E é na percepção dessas nuances que reside uma das magias de saborear a bebida em sua plenitude. Então, que tal abrir uma garrafa de Cabernet Sauvignon ou Merlot e prestar atenção às nossas dicas?




Vinho Cabernet Sauvignon tem mais tanino

Uma das características mais perceptíveis no vinho Cabernet Sauvignon é a sensação de “língua travada” ou “amarrada", como se estivesse acabado de comer uma goiaba verde.

Isso ocorre por causa da alta concentração de tanino, substância responsável por fazer o vinho passar uma impressão de textura mais seca e encorpada, devido ao seu efeito adstringente.


Vinho Merlot é mais leve e frutal

Diferentemente do vinho Cabernet Sauvignon, o Merlot deixa uma sensação um pouco mais suave e aveludada na língua. Obviamente, por ter menos concentração de tanino e uma quantidade maior de álcool.

O paladar desses vinhos também se diferencia pelas notas de frutas e especiarias de cada um, mas há ainda sutilezas relacionadas ao tempo de maturação.

A uva Cabernet Sauvignon, quando jovem, confere à bebida aromas de frutas negras, como o cassis; e vermelhas, tais como morango e amora. Nessa fase, o sabor também tende a lembrar especiarias como a pimenta.

Já o sabor dos vinhos Merlot, quando jovem, possuem notas de frutas vermelhas como a cereja e a framboesa.


Diferenças na tonalidade

Sei que as diferenças no paladar inicialmente podem parecer muito sutis. De fato são. Assim como a coloração, que também indica algumas características em cada uva.

O vinho Cabernet Sauvignon possui uma cor mais avermelhada, enquanto o de uva Merlot a tonalidade é mais puxada para o violeta.




48 visualizações0 comentário
bottom of page