Quer saber mais sobre vinhos Chilenos? Aqui é o lugar certo!



Os vinhos chilenos estão entre os mais prestigiados e premiados do mundo. E sua importância no mundo dos vinhos continua crescendo!

Isso se deve á uma porção de fatores, entre eles a grande variedade na produção do país, ao forte investimento na qualificação da bebida, ao desenvolvimento de novos aromas e sabores e às diversas regiões nas quais são produzidos.

Descubra com a Optimus Importadora tudo sobre vinhos Chilenos. E lembre-se, conte sempre a Optimus Importadora, uma empresa que é especialista e conhecedora do mercado e qualidade de Vinhos. Atualmente presente nos principais estados do país, em restaurantes e lojas especializadas. Contamos com uma grande rede de representantes e distribuidores em cada região.


Quer saber mais sobre os vinhos chilenos? Esse artigo é para você!

O país

O Chile possui pouco mais de 18 milhões de habitantes e 756.950 km2. Esta terra comprida e estreita é formada por duas cordilheiras, vulcões, lagos, geleiras e o deserto mais seco do mundo, o Atacama. E esta diversidade de climas e solos permite ao país uma variedade única de oportunidades para a produção de vinhos.  

Ao todo, são seis regiões vinícolas chilenas, todas divididas por sub-regiões. Entre as principais variedades de uvas cultivadas para a produção de vinho estão Cabernet Sauvignon, Syrah, Carménère, Merlot, Chardonnay e Sauvignon Blanc.

Atualmente, 75% da produção vinícola do Chile é direcionada para a exportação. Somente em 2018, foram 966,4 milhões de litros exportados para países como China e Reino Unido. O Brasil é o quinto maior mercado consumidor do vinho chileno, seguido por Japão e Estados Unidos.

Vinhos chilenos e suas regiões

Aconcágua

Esta região, situada entre o litoral e a cordilheira da costa, possui quatro sub-regiões, os vales de Aconcágua, Casablanca, San Antônio e Leyda.

Valle del Aconcágua - Localizado a sete mil metros de altura, parte da Cordilheira dos Andes, e a 100 km da capital, Santiago, esta região possui um clima estável o que confere aos vinhos produzidos em seus mais de mil hectares de vinhas plantadas características únicas. Cabernet Sauvignon, Syrah e Sauvignon Blanc são as variedades desta localidade que merecem destaque.

Valle de Casablanca - Esta sub-região fica entre Santiago e Valparaíso. São quase 3.700 hectares de vinhas. Com um clima bastante favorável, tanto para o cultivo como para a produção de vinhos, é reconhecida por seus vinhos brancos. Entre as principais estão Chardonnay e Sauvignon Blanc.

Valle de San Antonio e Leyda - Esta sub-região é a mais próxima do oceano, o que dá a seus vinhos sabores e aromas diferentes e especiais. Aqui também se destacam Pinot Noir, Sauvignon Blanc e Chardonnay.


Coquimbo

É a região mais ao norte do país. Das três sub-regiões os vales de Elqui, Limari e Choapa, as duas primeiras são as principais.

Valle del Elqui - Nesta zona, localizada em uma área conhecida como Chico Norte, é encontrada uma ótima combinação de solo, clima e bom suprimento de água, provindo da bacia de Elqui e do reservatório Pulclaro, o que favorece a produção de vinhos finos, provindos das uvas Moscatel, Syrah, Zinfandel e Carménère.