top of page

Outono e vinho: como escolher os melhores rótulos para a estação?





Todo bom enófilo sabe que tempo de tomar vinho é...o ano inteiro, não é mesmo? Mas o fato é que quando as temperaturas começam a cair, parece que o clima fica extremamente convidativo para tirar um rótulo da adega e encher a taça.

Vamos aproveitar que estamos vivendo a meia estação e entender por que outono e vinho são uma excelente combinação. Anote essas dicas para escolher os melhores rótulos da estação.


Prefira os encorpados

A primeira dica para abastecer a sua adega para o outono é buscar vinhos mais encorpados, pois eles são mais quentes e combinam com o tempo mais fresco. Entre os tintos, os mais recomendados são os tintos de corpo médio. As bebidas feitas com as uvas Cabernet Sauvignon, Carménère, Merlot, Garnacha e Syrah são boas pedidas.

Alguns vinhos brancos, especialmente os rótulos mais maduros e com passagem por madeira preenchem esse requisito.





Harmonização

O outono também significa a abertura da temporada das noites de queijos e vinho, fondue, pizzas e outras comidinhas mais pesadas.

É sempre bom ter em conta também quais ingredientes são as estrelas dos pratos dessa estação: abóbora, abobrinha, mandioca, batata-doce, berinjela, quiabo e pinhão. Os rosés mais encorpados ou carménères com notas herbáceas são perfeitos para acompanhar essas refeições.

Com queijos, a dica é escolher os rótulos que tenham corpo e sabor intensos compatíveis com a intensidade do sabor do queijo e taninos que equilibrem a gordura dos tipos escolhidos.


Intensidade, sabor e aroma

Quem quer rótulos para degustar como aperitivo sem necessariamente harmonizar com um prato, a recomendação é ter na adega vinhos macios e aromáticos como os que têm aromas de fruta madura ou especiarias, madeira ou chocolate. Eles proporcionam uma experiência sensorial incrível. Os vinhos do sul do Rhône preenchem esses requisitos.


Gostou das nossa dicas? Claro né!  Conte sempre a Optimus Importadora, uma empresa que é especialista e conhecedora do mercado e qualidade de Vinhos. Atualmente presente nos principais estados do país, em restaurantes e lojas especializadas. Contamos com uma grande rede de representantes e distribuidores em cada região.




Fonte: ArtdeCaves

26 visualizações0 comentário
bottom of page