top of page

O que é Vinho Suave? Veja com a Optimus:



Tecnicamente, vinho suave é vinho e que contém mais de 25 gramas por litro de açúcar. Popularmente, é o vinho agradável de beber. Aqui, trataremos do termo Suave na linguagem popular.


Qual o tipo de vinho mais suave?

Os vinhos tintos mais suaves são os produzidos com uvas menos tânicas, jovens, sem estágio barris (pois a madeira também aporta tanino), aromáticos e com maior percepção de sabores de frutas no paladar.


Quais as uvas mais suaves?

As uvas mais suaves são as que tem menos tanino e possuem aromas de frutas mais acentuados. São elas: Gamay, Pinot Noir, Cabernet Franc, Grenache e Merlot.


Quais são os vinhos tintos mais suaves?

São os vinhos jovens, que já estão prontos para o consumo. Referências mais simples (os da gama de entrada, por exemplo) tendem a ter o paladar suave.

Vinhos de qualidade superior, mesmo elaborados com castas tânicas, também são vinhos suaves. Aqui o que conta é o processo de elaboração da bebida. São utilizadas técnicas de vinificação para que os taninos sejam domados, o álcool não sobressaia e os aromas e sabores da uva ainda continuem presente. Nesse caso, iniciantes no mundo do vinho podem não compreender essa suavidade devido à complexidade da bebida.

Qual a melhor vinho suave?

O melhor vinho suave é aquele que envolve todo o paladar, deixando uma sensação de conforto na boca. É um vinho em que não há excesso de álcool ou de tanino desintegrado ao corpo e sabores.


Harmonização: O que combina com vinho suave?

A regra de ouro da harmonização é que prato e vinho tenham a mesma estrutura, para que um não sobressaia ao outro. Neste caso, uma bebida suave harmoniza com comida suave. Prefira receitas com textura delicada e sem muito condimento. Boas opções são carne branca, risotos e massa com legumes ou queijos.


Que queijo acompanha vinho suave?

Os melhores queijos para acompanhar um vinho suave são os delicados e macios, como o brie, mascarpone, camembert e mozzarella. Esse tipo de queijo também harmoniza com vinho branco suave. Os queijos frescos salgados, como os de cabra feta e chèvre, também podem funcionar com um tinto suave.



Fonte: Reseva85



18 visualizações0 comentário
bottom of page