Dica Optimus Importadora: Como guardar vinhos em casa:



Beber um bom vinho é uma ótima alternativa para complementar uma refeição ou apreciar um sabor diferente durante algum momento do dia. Além de saber escolher qual é a uva perfeita e a marca ideal para um vinho que agrade o seu paladar, a maneira como você armazena esta bebida pode influenciar significativamente a sua qualidade. Confira cinco cuidados que são indispensáveis na hora em que você for guardar vinhos em casa!



Confira com a Optimus Importadora como dar um upgrade na sua sexta-feira e saiba como guardar vinhos em casa!! E lembre-se, conte sempre a Optimus Importadora, uma empresa que é especialista e conhecedora do mercado e qualidade de Vinhos. Atualmente presente nos principais estados do país, em restaurantes e lojas especializadas. Contamos com uma grande rede de representantes e distribuidores em cada região.





Temperatura


Servir o vinho na temperatura ideal é essencial para garantir a qualidade do seu sabor quando este produto chega à mesa. Por isto é preciso ter muita atenção com o local que será escolhido para guardar vinhos em casa. A temperatura ideal para armazenar a bebida é de, aproximadamente, 12ºC, podendo chegar a um máximo de 24ºC se ele não for ser consumido imediatamente.


Temperaturas abaixo de 12ºC não são capazes de prejudicar a qualidade do vinho, mas podem ajudar a retardar o envelhecimento da bebida, que pode ser interessante em alguns tipos de uva.


As oscilações de temperatura também podem influenciar na qualidade do sabor destes alimentos, por isto assegure-se de que estas garrafas nunca passem por oscilações térmicas que variem para mais do que 2,7ºC em um ano.



Umidade


Quando você optar por guardar vinhos em casa, uma variável que é importante prestar atenção é a umidade do local de armazenamento da bebida, já que ela pode influenciar negativamente no sabor da bebida. A umidade baixa pode secar as rolhas, permitindo a oxigenação do vinho e a alteração de seu aroma e sabor. O percentual de umidade ideal do ambiente de armazenamento destas bebidas variam entre 65 e 75%.



Local


O lugar ideal para guardar vinhos em casa é um ambiente completamente protegido de luz solar direta ou de iluminação artificial muito forte, já que os raios de luz podem afetar o aroma e o sabor do vinho.