Descubra com a Optimus Importadora: Bons motivos para tomar vinho no inverno



Com a queda da temperatura e a chegada do inverno, o vinho ganha espaço tanto nos encontros românticos, quanto nas reuniões com os familiares e amigos, seja em casa ou num restaurante. A estação pede pratos quentes e mais encorpados, como sopas, fondues, massas, risotos e carnes, além das sobremesas, que também entram nesta sintonia. Para acompanhá-los, nada melhor do que a bebida do deus Baco.

Veja alguns motivos que fazem de vinho e inverno uma parceria perfeita. Fique de olho nas dicas de harmonização da bebida com pratos da estação e na sugestão de alguns rótulos.


Descubra com a Optimus Importadora bons motivos para tomar vinho no inverno. E lembre-se, conte sempre a Optimus Importadora, uma empresa que é especialista e conhecedora do mercado e qualidade de Vinhos. Atualmente presente nos principais estados do país, em restaurantes e lojas especializadas. Contamos com uma grande rede de representantes e distribuidores em cada região.



Escolha vinhos mais complexos sem medo


Os vinhos encorpados e os com maior teor alcoólico são os que mais combinam com os dias frios, uma vez que desde a boca já transmitem uma sensação de calor ao corpo. Com isso, torna-se viável escolher os mais complexos e bebê-lo sem culpa. Em geral, os que possuem estas características são os tintos. A temperatura ideal para servi-los é entre 16º e 18º.


Viver uma noite romântica


Comprovado pela ciência, o vinho é afrodisíaco natural. O motivo? As diversas substâncias ativas contidas na bebida proporcionam bem-estar ao organismo, até mesmo na área sexual. Assim, use-o em jantares românticos, mas não exagere: a quantidade consumida deve ser moderada. Aproveite e proporcione a você e ao seu par uma noite de relaxamento e intimidade.


Como harmonizar vinhos e pratos


Reunir amigos e familiares para desfrutar bons momentos tem se tornando algo cada vez mais típico entre os brasileiros. Estas ocasiões são sempre regadas a comidas e bebidas. Assim, é interessante harmonizar os pratos com os vinhos a fim de que suas características sejam mutuamente ressaltadas

Pizzas combinam bem com vinhos mais encorpados e com mais taninos, como os Cabernet Sauvignon e Syrah, variedade de uva também conhecida como Shiraz. Fondue de queijo pede tintos como Pinot Noir, Merlot e Valpolicella. Se for uma churrascada, cada carne harmoniza com um tipo, por exemplo, picanha vai bem com Malbec, maminha e fraldinha pede um bom Merlot e contrafilé requer os Tannats.

Caso faça uma noite de vinhos e tábua de queijos, harmonize gorgonzola com um bom do Porto e brie com Carménère Reserva. Queijo de ovelha combina com tintos portugueses e os de cabra com tintos espanhóis.


Consuma vinhos doces e fortificados

O inverno não combina somente com os tintos. Os doces e fortificados também têm vez, como o do Porto. Este tipo de vinho é ideal para acompanhar petiscos, entradas e sobremesas.


Desfrute as ofertas da estação


Uma vez que a venda de vinhos aumenta no inverno, a maioria dos estabelecimentos comerciais colocam as bebidas em ofertas. Por isso, este período do ano é uma boa época para abastecer sua adega. Fique de olho!


Dicas de vinhos

Dentre as diversas boas opções apropriadas ao clima do inverno, destacamos:


Malco Reserva Cabernet Sauvignon


Bebida produzida pela vinícola Malco, é um vinho chileno tinto e encorpado. Suas cepas são plantadas no Vale do Curió, região que recebe boa quantidade de vento, o que ameniza as altas temperaturas do verão. Possui aromas intensos de cereja preta, cedro, morango e alcaçuz.


Veo Grande Carménère


Produzido pela Errazuriz Ovalle, na região chilena Valle de Colchagua-Marchigüe, este vinho tinto combina com comidas italianas e mais temperadas. Possui, também, premiação internacional.

Embora o inverno peça tintos mais fortes e encorpados, não se atenha às regras caso queira um branco suave. O seu gosto deve lhe guiar. Entretanto, se encoraje a experimentar novos vinhos e testar combinações com os pratos que lhe aprouver.




Fonte: Art de Caves