top of page

Descubra 7 filmes que um amante de vinhos deve assistir



A combinação de cinema com pipoca é uma imagem já clássica para quem gosta de curtir bons momentos de diversão. Mas você sabia que um bom filme também pode combinar com uma bela taça vinho? Os amantes da saborosa bebida feita a partir da fermentação da uva podem se entreter bastante com um longa metragem que falam sobre vinhos ou possuem o mercado de vinhos como cenário, e ao mesmo tempo, se deliciar com uma apetitosa garrafa!



Confira com a Optimus Importadora 7 filmes que um amante de vinhos deve assistir! E lembre-se, conte sempre a Optimus Importadora, uma empresa que é especialista e conhecedora do mercado e qualidade de Vinhos. Atualmente presente nos principais estados do país, em restaurantes e lojas especializadas. Contamos com uma grande rede de representantes e distribuidores em cada região.






E para compor tudo isso, separamos no post de hoje 7 dicas de filmes que farão você conhecer mais da cultura dessa bebida dos deuses, além de se emocionar junto com belíssimas histórias. Então sente-se no sofá e vem acompanhar conosco!



O Segredo de Santa Vitória (1969)



Filme antigo, baseado no romance de Robert Crichton que leva o mesmo nome, traz a Segunda Guerra Mundial como cenário. Santa Vitória é uma cidade italiana que vive à parte dos eventos bélicos do período. Diante da notícia da derrota do país na conflagração, o bêbado da cidade se torna o prefeito do lugar, enquanto os moradores tentam salvar os vinhos, considerado o bem mais precioso da cidade, das mãos dos nazistas.


Mondovino (2004)



O documentário dirigido pelo cineasta e sommelier norte americano, Jonathan Nossiter, é centrado nas transformações que a globalização trouxe para a indústria do vinho. O filme mostra como o apetite financeiro pode afetar a produção vinícola, computando entrevistas e relatos de importantes representantes do meio, além de práticas de pequenas e grandes propriedades do setor. É interessante do começo ao fim!


,


Sideways (2005)



Na mistura de drama e comédia, o longa norte americano exibe a viagem de despedida de solteiro de um homem apaixonado por vinhos com o seu melhor amigo fanfarrão por vinícolas da Califórnia. Nos passeios que fazem pela região de Santa Bárbara, eles conhecem duas mulheres, que têm grande influência nos momentos vividos pela dupla de amigos.



Corked! (2009)



Esse é um conto hilariante narrado por quatro personagens que amam o vinho: um gerente de vinhedo; um prestigiado crítico de vinhos; o gerente de uma grande vinícola e um produtor de vinhos independente. O grupo viaja por diversas vinícolas norte americanas, explorando seus mercados e criando um documentário em nuança bastante mordaz.



Obsessão Vermelha (2013)



Esse é também um documentário, porém que destaca um novo mercado vinícola em expansão: a China. O título do filme, inclusive, é uma brincadeira com a cor da bandeira do país e a tonalidade dos vinhos da região de Bordeaux, um dos preferidos entre os chineses. Há declarações de produtores da bebida, jornalistas e críticos. Com o filme, é possível entender como a entrada dos chineses no mercado fez a indústria de vinhos inflacionar tanto, a ponto da China se tornar um dos países com maior consumo da bebida no mundo atualmente.



Somm (2013)



Divirta-se com a história de quatro amigos sommeliers que se esforçam até seus limites a fim de conquistar o bem-conceituado Diploma de Mestre Sommelier — título alcançado por poucas pessoas em mais de 50 anos desta láurea. O diploma é reconhecido como a qualificação maior dentro da profissão.



Um Ano na Borgonha (2013)



Documentário imperdível para os enólogos e amantes de vinho que demonstra os bastidores do mundo dos vinhos da região francesa da Borgonha, dando enfoque na safra de 2011 da famosa província. Assistindo o filme, você poderá observar cada etapa da produção, da plantação até o estoque da bebida, além das curiosidades e dificuldades que acontecem nos processos.


E você, já viu algum filme sobre vinhos ou que traga a bebida como plano de fundo? O que achou dessas novas sugestões que listamos para você? Deixe o seu comentário e conte para nós qual será o escolhido para começar sua sessão pipoca!




21 visualizações0 comentário
bottom of page