top of page

Conheças com a Optimus Importadora: quais as principais uvas brancas do mundo



O assunto do blog hoje são as uvas brancas e as principais castas delas ao redor do mundo. Menos consumidas e associadas aos vinhos que as uvas tintas, elas são, contudo, bastante refrescantes e versáteis, principalmente na hora da harmonização.


Descubra com a Optimus Importadora quais as principais uvas brancas do mundo! E lembre-se, conte sempre a Optimus Importadora, uma empresa que é especialista e conhecedora do mercado e qualidade de Vinhos. Atualmente presente nos principais estados do país, em restaurantes e lojas especializadas. Contamos com uma grande rede de representantes e distribuidores em cada região.




As principais uvas brancas do mundo

Abaixo, falaremos das principais uvas brancas cultivadas no mundo e de suas características e peculiaridades:

Chardonnay

Chamada por muitos de “rainha das uvas brancas”, é uma das castas utilizadas para fazer os famosos Champagnes, além de vinhos secos. Originária de Borgonha, hoje é cultivada em quase todos os lugares do mundo.

Da Chardonnay sai um vinho branco dourado, de acidez naturalmente média-baixa, que pode passar ou não por madeira. Seu sabor principal é abacaxi.

Além disso, quando fermentada e envelhecida em barricas de carvalho, pode, além de madeira, apresentar notas de baunilha e manteiga.

Sauvignon Blanc

Segunda casta branca mais cultivada no mundo, tem aroma de fruta que varia entre o tropical e o cítrico. Por conta disso, seus vinhos geralmente têm muito frescor. Seu principal aroma é de maracujá.

Parente da Cabernet Sauvignon, é utilizada na fabricação de vinhos de alta qualidade tanto da França (cujos aromas são, geralmente, lima) quanto na Nova Zelândia (aromas de maracujá).

Riesling

Casta apropriada para colheitas tardias, pois seus açúcares se desenvolvem lentamente e a uva consegue reter sua acidez.

Originária da Alemanha, seus altos níveis de acidez, inclusive, ajudam no envelhecimento na garrafa por até 10 anos, tempo incomum para vinhos brancos. Desenvolve aromas e sabores, dependendo do clima e do tempo em que é cultivada, bastante distintos - variam entre limão, mel, torrada e até querosene.

Moscato

Tem aroma ligeiramente exótico e com toques de flores. Usada na produção de vinhos secos e doces, a Moscato é normalmente leve e de boa acidez. Suas possíveis origens são Grécia ou Egito.




11 visualizações0 comentário
bottom of page