top of page

Conheça com a Optimus os vinhos mais famosos do mundo e como harmonizá-los:



Conhecer os vinhos mais famosos do mundo é importante não apenas para enófilos que querem expandir suas experiências e fazer sua própria avaliação dos rótulos populares, mas também para restaurantes que querem oferecer em sua carta de vinhos opções que agradam milhões de pessoas. Pensando na relevância que esse conhecimento pode trazer, resolvemos listar alguns dos vinhos mais populares do mundo e recomendar ótimas formas de harmonizá-los com pratos deliciosos. Confira! Descubra com a Optimus Importadora quais são os vinhos mais famosos do mundo e como harmonizá-los! E lembre-se, conte sempre a Optimus Importadora, uma empresa que é especialista e conhecedora do mercado e qualidade de Vinhos. Atualmente presente nos principais estados do país, em restaurantes e lojas especializadas. Contamos com uma grande rede de representantes e distribuidores em cada região.




Cabernet Sauvignon: um adstringente saboroso Os vinhos da Cabernet Sauvignon são ideais para quem gosta da sensação de “boca amarrada”, efeito obtido graças à alta concentração de tanino, substância química encontrada em sementes, casca e caules. Para acompanhar o gosto adstringente desse tipo de vinho, que é um dos campeões de audiência, uma boa pedida são as massas ao molho à bolonhesa ou ao sugo, a carne assada e o risoto, se o vinho for de leve ou médio corpo. Já para os rótulos mais encorpados, aposte na harmonização com carnes mais gordurosas, pratos à base de queijo e embutidos.


Chardonnay: a uva que produz vinhos em diversos estilos Uma característica marcante da Chardonnay é o terroir, a interação entre o ambiente físico, biológico e as práticas enológicas, que produz vinhos brancos com estilos diferenciados. Vale escolher este vinho para acompanhar massas com molho à base de leite, carnes brancas, queijos mais cremosos. Merlot: o gosto frutado do vinho mais famoso do mundo O Merlot oferece ao paladar os sabores de cereja e frutas vermelhas e textura sutil de tanino.


Os queijos moles serão ótimos companheiros do Merlot para degustar como entrada. Já para o prato principal, o vinho pode acompanhar carnes vermelhas com média oleosidade e carnes de porco.


Pinot Noir: o vinho tinto para ter na carta A Pinot Noir é responsável por produzir vinhos suaves, elegantes e únicos, que ganham os paladares refinados. Existem muitas opções de pratos para harmonizar com o vinho, entre elas carnes vermelhas magras, queijos leves, carne de porco e de carneiro, salmão, atum e massas com molhos leves. Airén: para ter mais frescor O clima está quente? Aposte nos vinhos brancos produzidos pelas uvas Airén, que apresentam notas frutadas e sabor fresco. Ah, e os frutos do mar fazem do vinho um ótimo companheiro. Mas lembre-se: não adianta nada ter os melhores vinhos do mundo, se eles não estiverem armazenados de forma correta.


Uma adega para sua casa ou restaurante precisa estar bem estruturada em termos de iluminação, temperatura e umidade para conservar a qualidade da bebida, e das experiências que elas proporcionarão.



Fonte: Art de Caves



12 visualizações0 comentário
bottom of page