top of page

Conheça 6 dicas de conservação de vinhos para manter a qualidade:



Se você nunca passou pela terrível experiência de guardar um vinho precioso com todo o carinho, esperando o momento certo de servi-lo só para sacar a rolha e ter a decepção de perceber que ele avinagrou, está com sorte: talvez você nunca precise vivenciar esse sofrimento! Se já sentiu essa facada no coração, não se preocupe: terá sido a última vez. Isso porque no post de hoje vamos te explicar o bê-a-bá da conservação de vinhos para que você possa apreciá-los na hora certa sempre!


Descubra com a Optimus Importadora 7 dicas de conservação de vinhos para manter a qualidade! E lembre-se, conte sempre a Optimus Importadora, uma empresa que é especialista e conhecedora do mercado e qualidade de Vinhos. Atualmente presente nos principais estados do país, em restaurantes e lojas especializadas. Contamos com uma grande rede de representantes e distribuidores em cada região.



Deixe o vinho no escuro

Já parou para pensar em por que vinhos são normalmente comercializados em garrafas escuras, e não transparentes? Pois é, o vidro escuro serve para proteger o vinho dos efeitos negativos da luz, e alguns têm até mesmo proteção UV! Então, para conservá-los por mais tempo, a primeira dica é mantê-los em um local escuro. Se precisar usar luzes artificiais para iluminar a adega, o ideal é que você prefira lâmpadas frias.


Guarde as garrafas na horizontal

Essa medida pode parecer estranha, mas serve para preservar o poder de vedação da rolha e, consequentemente, as características do vinho. Se a garrafa ficar por muito tempo na vertical, a rolha, sem contato com o líquido, pode ir se desidratando até começar a perder sua função, deixando que o ar entre na garrafa e comece a estragar o vinho.


Controle a temperatura

O vinho não vai oxidar por estar em 24 graus ou mais em um período de até 30 dias. O que pode ocorrer neste caso é um aceleramento do processo de maturação, prejudicando a evolução dos aromas/bouquet. Ainda assim, teria que ser um período muito longo. A oxidação se dá pelo contato com oxigênio.

O ideal para manter uma coleção de diferentes tipos de vinho (permitindo, inclusive, que eles continuem amadurecendo), é uma temperatura de armazenagem de entre 17 e 18°C, lembrando que é preciso aclimatar o vinho antes de servir (vinhos brancos e espumantes, por exemplo, precisam estar mais frios que isso na hora de sacar a rolha), ok?


Fuja de odores

Já imaginou abrir um vinho e descobrir que ele está com cheiro de alho? Parece cena de filme de terror, não é? Mas saiba que isso pode mesmo acontecer se você deixá-lo guardado perto do alho, já que os odores podem passar pela rolha (mesmo que o ar não passe). Sendo assim, nada de guardar seus vinhos perto de coisas com odores fortes, heim?


Meça a umidade

Outro vilão da armazenagem de vinhos é a umidade em excesso, que pode incentivar o crescimento de fungos (cujo odor também pode penetrar na garrafa) e estragar os rótulos, tornando-os ilegíveis. Para acertar no alvo quando o assunto é a umidade da sua adega, pode ser interessante adquirir um higrômetro para manter a umidade do ar entre 60 e 70%.


Muitos rótulos são colados com colas vegetais e esse tipo de cola é mais suscetível a acumular fungos ao longo prazo. Eles podem acabar se proliferando em um ambiente propício como, lugar de baixa iluminação, temperatura controlada e principalmente umidade alta. Além disso, a cola vegetal permite que o rótulo se solte ou enrugue um ambiente não adequado.


Cuidado com movimentações e trepidações

Pode parecer frescura, mas movimentar o vinho com frequência pode prejudicar suas características originais! Pensando nisso, escolha um local de armazenagem em que as garrafas vão poder ficar quietinhas até a hora de abri-las.


Fonte: Art de Caves



9 visualizações0 comentário
bottom of page