• Agencia X10

Conheça os vilões do seu Vinho: Umidade



Vinhos são bebidas extraordinárias capazes de despertar as mais diferentes experiências. Boas e ruins, diga-se de passagem, já que existe uma série de fatores que podem comprometer a apreciação de um rótulo. Claro que ninguém quer ter uma surpresa desagradável, não é mesmo? Por isso, é preciso ficar atento a certos vilões do vinho. Entre eles, a umidade. Você faz ideia de como ela pode comprometer a bebida dos deuses? Acompanhe e descubra!


Aprenda com a Optimus Importadora porque a umidade é considerada vilões do seu Vinho. E lembre-se, conte sempre a Optimus Importadora, uma empresa que é especialista e conhecedora do mercado e qualidade de Vinhos. Atualmente presente nos principais estados do país, em restaurantes e lojas especializadas. Contamos com uma grande rede de representantes e distribuidores em cada região.


Uma das maiores dificuldades no armazenamento dos vinhos é manter a umidade moderada e estável. Vinhos são sensíveis a ambientes muito úmidos, assim como extremamente secos! No primeiro caso, em lugares onde o índice de umidade relativa é superior a 80%, como regiões litorâneas, existe o risco de proliferação de fungos. Já onde o ar é muito seco, com umidade abaixo dos 45%, o risco é de ressecamento das rolhas de cortiça.

Por que a umidade é um vilão do vinho?


A presença de micro-organismos acomete as rolhas e contamina o vinho. Por outro lado, as rolhas ressecadas perdem a elasticidade, encolhem de tamanho e até racham. Como consequência, a vedação da garrafa fica comprometida, o que favorece a entrada e saída de ar. Resultado: um vinho oxidado, degradado, completamente morto. Uma verdadeira tristeza tanto para o vinho como para nós!

O excesso ou a falta de umidade também acarreta questões comprometedoras de estética e de identificação. Em ambientes excessivamente úmidos, os rótulos das garrafas podem mofar e apodrecer. No caso oposto, no de secura, os rótulos acabam secando e descolando do vidro.

Portanto, não deixe de prestar atenção neste vilão do vinho chamado umidade.

Assegure-se de guardar seus vinhos preciosos em áreas bem ventiladas, longe de paredes úmidas. O ideal é mantê-los em ambientes controlados, com umidade entre 60% e 75%. As adegas climatizadas possuem todas as condições propícias para um armazenamento ideal de um vinho. Mas atenção: elas também precisam ficar em locais apropriados, com boas condições de iluminação e umidade.




Fonte: Art de Caves

15 visualizações

distribuidora de vinhos importados, vinhos artgentinos, vinhos chilenos, revendedor de vinhos, vinhos no atacado, vinhos gran reserva, vinhos Secret Barrel's, vinhos mosquita muerta, são paulo, santo andré, são caetano do sul, são bernardo do campo, mauá, 

  • Facebook Optimus Importadora
  • Instagram
whatsapp-logo-icone (2).png

®2020 Todos Direitos Reservados á Optimus Importadora. Desenvolvido por Agência x10

whatsapp-logo-icone (2).png