Conheça com a Optimus Importadora os números do consumo de vinho no Brasil



A radiografia do consumo per capta de vinho entre a população adulta.

Quem olha o mercado brasileiro pela primeira vez sempre começa perguntando sobre o consumo per capta de vinhos no Brasil e vê o país como o vendedor de sapatos que vai à ilha onde todos andam descalços. O fato é que a análise é um pouco mais complexa do que isso. Tom Jobim mostrou que era um gênio, muito além da música, quando disse que “o Brasil não é para principiantes”.

A carência de bons dados de mercado sempre foi um desafio em nosso país, visto que a informação errada leva ao diagnóstico errado, e este ao tratamento errado. Por isso, ficamos felizes quando nossa parceira, a Ideal Consultoria, apresentou um estudo sério sobre o consumo per capta no Brasil.



Ao combinarmos ambos os gráficos, entendemos que a quebra da safra nacional em 2016 afetou o consumo per capta, cuja parcela de vinhos finos foi parcialmente tomada pelos importados, mas 2018 já mostra recuperação dessa parcela nacional.

Para nós, é crucial também entender a curva do consumo per capta de vinhos finos (brasileiros e importados) que se encontra abaixo e que hoje nos leva ao consumo de 1 garrafa per capta ao ano na população adulta:





A participação de mercado dos vinhos nacionais e importados também é muito interessante e está no gráfico abaixo:


Os dados são interessantes e revelam que o consumo per capta no Brasil em 2018 atingiu 1,93 litros por habitante acima de 18 anos de idade. Este número engloba vinhos nacionais e importados de uvas vitis viníferas e vinhos de mesa.

Apesar do crescimento de 27% no consumo per capta de vinhos finos entre adultos nos últimos cinco anos, a Ideal Consultoria revela que este número está abaixo do 0,8 litro alardeado pelos “experts”. Em 2014, o consumo per capta de vinho fino entre adultos era de 0,56 litro e em 2018 chegou a 0,71 litro.

Mas a parte mais interessante e até então inédita se refere ao estudo de consumo por estado:


Como esperado, São Paulo, com seus 38,7 milhões de adultos é o maior mercado de vinhos do Brasil, respondendo por 32,1% do consumo de vinhos no país e consumo per capta anual de 2,85 litros. O Rio de Janeiro é o segundo maior mercado consumidor com 17,2% da participação, e também o segundo maior consumo per capta com 4,03 litros por cabeça anual. Sem surpresas, o terceiro mercado consumidor é o Rio Grande do Sul, com 12,5% do consumo nacional. E com população adulta quatro vezes menor que São Paulo, tem o maior consumo per capta do país com 4,46 litros anuais. Também como esperado, o Rio Grande do Sul, junto com Bahia e Paraná são os únicos estados em que o consumo de vinhos é majoritariamente de produtos nacionais, na proporção de quase 3 litros de vinho nacional para cada litro de importado.


OBSERVAÇÃO: Muitas fontes apontam que o contrabando de vinho pelas fronteiras secas na região sul do país pode ter um peso nos números dos importados. Com a Ideal Consultoria, estamos trabalhando num estudo a respeito disso.




Gostou da nossa dica? Claro né!  Conte sempre a Optimus Importadora, uma empresa que é especialista e conhecedora do mercado e qualidade de Vinhos. Atualmente presente nos principais estados do país, em restaurantes e lojas especializadas. Contamos com uma grande rede de representantes e distribuidores em cada região. 


Fonte: Revista Adega Uol

0 visualização

distribuidora de vinhos importados, vinhos artgentinos, vinhos chilenos, revendedor de vinhos, vinhos no atacado, vinhos gran reserva, vinhos Secret Barrel's, vinhos mosquita muerta, são paulo, santo andré, são caetano do sul, são bernardo do campo, mauá, 

  • Facebook Optimus Importadora
  • Instagram
whatsapp-logo-icone (2).png

®2020 Todos Direitos Reservados á Optimus Importadora. Desenvolvido por Agência x10

whatsapp-logo-icone (2).png