Ser um enófilo brasileiro tem suas vantagens, não é mesmo? Além de presenciar uma cultura de vinhos em ascensão, ainda estamos próximos de países de importantes rótulos, como Argentina e Chile. E, no texto de hoje, eu vou te apresentar mais sobre a famosa rota do vinho na Argentina.
Em poucas horas de avião mais alguns quilômetros rodados de carro, é possível visitar algumas das melhores vinícolas do mundo, degustar os fantásticos Malbecs, especialidade dos hermanos, e, de quebra, apreciar uma linda paisagem e aproveitar as maravilhas da gastronomia local.
Ficou curioso? Então conheça mais sobre essa incrível rota do vinho e saiba como aproveitá-la!
Os encantos de Mendoza
A região do Cuyo, no centro-oeste argentino, com o clima seco e terras de boas qualidades, bem no meio da Cordilheira dos Andes, é responsável por 80% do vinho da Argentina. É aí que fica a principal rota do vinho na Argentina e nela estão as cidades de Mendoza, San Juan e San Luis.
A produção principal é de Malbec, mas também há variedade, com produção de Merlot, Cabernet Sauvignon, Barbera, Syrah, Riesling, Sauvignon Blanc, Chardonnay, Semillón e Chenin.
Em Mendoza, o principal vinho produzido é o Malbec com destaques para as regiões de Luján de Cuyo, Agrelo, Valle de Uco, Tunuyán e San Carlos, e San Rafael. Algumas bodegas ficam em Godoy Cruz. Entre as principais adegas da região estão:
Bodega Catena Zapata, no Valle de Uco
O vinho Catena Zapata é um dos mais procurados da Argentina. Um dos pontos altos da experiência são a arquitetura local, com seu prédio em forma de pirâmide, e é claro, o delicioso vinho!
Mas, atenção: Por ser uma das bodegas mais procuradas da Argentina, o ideal é fazer reserva com bastante antecedência.
Bodegas Salentein, no Valle de Uco
Uma das cinco melhores bodegas de Mendoza. Possui wine bar, restaurante e pousada. Os guias são muito atenciosos e dão dicas para que o grupo aproveite ao máximo o sabor e aroma dos vinhos durante a degustação e promovem um debate no fim do tour.
Bodega Lagarde, em Luján de Cuyo
A Bodega Lagarde tem uma visita guiada muito bem estruturada com explicação de todo o processo produtivo do vinho, desde a colheita até o engarrafamento. Também possui wine bar e restaurante.
Achados em San Juan
Em San Juan, você encontrará adegas bem familiares e de pequena escala, mas há achados incríveis por lá. O Vale del Tulum é um grande produtor de vinhos finos e de licores.
Aproveite o passeio e pense em vinhos diferentes para abastecer sua adega. Como o Brasil é um grande importador de vinho argentino, muitos rótulos você deve encontrar por aqui, então foque nas novidades.
Gostou da nossa dica? Claro né! Conte sempre a Optimus Importadora, uma empresa que é especialista e conhecedora do mercado e qualidade de Vinhos. Atualmente presente nos principais estados do país, em restaurantes e lojas especializadas. Contamos com uma grande rede de representantes e distribuidores em cada região.
Fonte: Art DesCaves
コメント