top of page

Aprenda com a Optimus Importadora como começar uma coleção de vinhos



Ter uma coleção de vinhos é um desejo de qualquer amante desta bebida. Para isso, é necessário organizar, planejar e ter em mente quais rótulos e estilos de vinhos integrarão a sua adega. Não sabe ainda por onde começar? Separamos quatro dicas simples para você ter a sua própria coleção!


Aprenda com a Optimus Importadora como começar uma coleção de vinhos. E lembre-se, conte sempre a Optimus Importadora, uma empresa que é especialista e conhecedora do mercado e qualidade de Vinhos. Atualmente presente nos principais estados do país, em restaurantes e lojas especializadas. Contamos com uma grande rede de representantes e distribuidores em cada região.




1) Faça um planejamento


Primeiro de tudo, tenha em mente qual plano será executado. Uma dica é optar pelos vinhos que você realmente gosta de consumir. Caso esteja pensando apenas no potencial de investimento de uma coleção de vinhos, é preciso entender que não há garantias de que os preços das garrafas se tornarão rentáveis dentro desse período. Por esse motivo, planejar uma coleção de vinhos que respeita o seu gosto é o ideal.

Separe um espaço para armazenar os vinhos de guarda. Quando você é colecionador, em vez de pagar preços altos de rótulos raros e maduros, pode economizar comprando os melhores vinhos quando eles são mais acessíveis e jovens. Embora a maioria dos vinhos da sua coleção seja produzida para ser consumida em meses, os vinhos tintos, por exemplo, oferecem um sabor mais apurado depois de alguns anos.


2) Limite a quantidade de exemplares


Colecionar vinhos permite que você não fique preso ao mesmo exemplar e possa descobrir as particularidades de novos rótulos. Na hora de dar uma festa, por exemplo, prefira sempre seis vinhos diferentes a seis iguais. Além de mostrar o seu repertório aos seus amigos, permite que eles possam desfrutar de bons vinhos na sua companhia.

3) Organize os rótulos por longevidade


Nada de esquecer vinhos prontos para serem consumidos no fundo da adega! Depois de uma grande quantidade de rótulos, é fundamental organizar as garrafas de vinhos de acordo com o tempo correto de conservação. Desta forma, será possível administrar sua coleção de vinhos sem deixar que a ação do tempo interfira no consumo de vinhos com baixa longevidade. Para facilitar, organize os rótulos em ordem decrescente, por vinhos fortificados, tintos encorpados, brancos encorpados, espumantes, tintos leves e brancos leves.

4) Escolha o espaço ideal


Ter um ambiente para armazenar os vinhos, com condições apropriadas para manter o sabor e o aroma da bebida, é importantíssimo. Lembre-se de escolher um local que não sofra incidência direta de luz. A temperatura também deve ser levada em consideração. O ideal é escolher um espaço com temperatura estável de até 20°C e com umidade moderada para não danificar os rótulos e alterar os sabores da bebida.



Fonte: ArtDecaves


28 visualizações0 comentário
bottom of page