3 motivos para não colocar seu vinho no freezer





Provavelmente você já viveu uma situação parecida com essa que vamos descrever agora: você vai receber visitas ou pintou uma comemoração de última hora, então você corre para comprar as bebidas e na volta a tentação de colocar o vinho no freezer para gelar rápido é grande! Mas será que pode?Bom, essa dúvida é bastante comum para quem está começando a desbravar o universo dos vinhos. Leia atentamente esse post e conheça 3 motivos pelos quais você deve evitar ao máximo essa prática. Pelo sucesso dos seus brindes, recorra ao freezer com muita moderação!

Temperatura O motivo é evidente: o baixo controle que você terá sobre a temperatura. Vinhos são bebidas sensíveis e precisam ser armazenados em ambientes extremamente bem controlados. Essa é a única maneira de preservar as características originais do rótulo e toda a experiência ao saboreá-lo.Os vinhos precisam ser armazenados em ambientes com temperaturas média entre 14ºC a 17ºC - e evitar ao máximo grandes variações de temperatura. Por isso, ao colocá-lo no freezer - onde a temperatura é muito mais baixa - pode impactar na degustação da bebida, ou até mesmo congelar o vinho.


Umidade Outro vilão do vinho tanto na geladeira quanto no freezer é a umidade. Ela pode prejudicar muito a bebida no decorrer do seu tempo de exposição. Como esses ambientes não foram projetados para o armazenamento de vinhos, a a umidade em excesso pode criar condições para a proliferação de fungos e danificar os rótulos.

Vibração Mais um vilão do vinho que pode frustrar seus planos ao tentar gelar rapidamente o vinho no freezer. As melhores adegas são desenvolvidas com tecnologia de ponta que inclui sistema antivibração, pois a vibração constante afeta os rótulos mais sensíveis.Todas essas razões são mais do que suficientes para que você NÃO coloque o vinho no freezer. Mas, se for inevitável levar o vinho ao freezer para gelá-lo rapidamente, a dica é tenha muita atenção ao tempo que rótulo deve ficar no freezer: 20 minutos para os brancos, 10 para os espumantes (com mais cinco na geladeira) e apenas cinco minutos para os tintos. Recomendamos inclusive que você coloque um alarme para não deixar a bebida por mais tempo e estragar completamente o seu sabor.Ou, se preferir, você também pode optar pelo bom e velho balde de gelo com água. Para isso, é só seguir os seguintes passos:

Preencha um balde com bastante gelo e água. A água vai ajudar a aumentar a superfície de contato com o vinho e resfriá-lo mais rapidamente. Coloque o vinho dentro do balde, de cabeça para baixo, por 2 minutos.  Dessa forma, você garante que a parte de cima da garrafa também ficará geladinha. Desvire a garrafa e deixe-a resfriando entre 10 a 15 minutos. O ideal é mexer na garrafa de tempos em tempos para deixar a temperatura da bebida mais uniforme. Coloque um pano ou guardanapo próximo à garrafa para secá-la antes de servir a bebida. Assim você evita molhar as pessoas e o ambiente ao seu redor. Depois dos 15 minutos, deixe a garrafa fora do balde por um período. Assim que perceber a bebida retornar a temperatura ambiente, coloque-a novamente no balde.



Gostou da nossa dica? Claro né!  Conte sempre a Optimus Importadora, uma empresa que é especialista e conhecedora do mercado e qualidade de Vinhos. Atualmente presente nos principais estados do país, em restaurantes e lojas especializadas. Contamos com uma grande rede de representantes e distribuidores em cada região.


Fonte: Art De Caves

9 visualizações

distribuidora de vinhos importados, vinhos artgentinos, vinhos chilenos, revendedor de vinhos, vinhos no atacado, vinhos gran reserva, vinhos Secret Barrel's, vinhos mosquita muerta, são paulo, santo andré, são caetano do sul, são bernardo do campo, mauá, 

  • Facebook Optimus Importadora
  • Instagram
whatsapp-logo-icone (2).png

®2020 Todos Direitos Reservados á Optimus Importadora. Desenvolvido por Agência x10

whatsapp-logo-icone (2).png