top of page

3 dicas para identificar o aroma dos vinhos



Os vinhos possuem centenas de componentes aromáticos já identificados em laboratório. Porém, sentir o aroma dos vinhos é uma experiência íntima, que varia de acordo com a memória olfativa de cada um.

Os especialistas dividem os aromas em primários, aqueles que têm as características da própria uva, os secundários, os que lembram frutas frescas e maduras, flores, vegetais e minerais, da fermentação e vinificação, e os terciários, que remetem a tabacos, avelãs, baunilha e couro, dependendo do tipo da uva e do vinho.

Ter habilidade para identificar a essência desta bebida proporciona uma degustação ainda mais rica e prazerosa. Separei algumas dicas que te ajudarão a desenvolver este talento.

E não se esqueça, a Optimus Importadora tem o vinho certo para você.





Desenvolva sua memória olfativa


A melhor forma de treinar o olfato e a memória ligada a ele é treinando Sinta o cheiro de tudo o que for possível. Frutas, ervas, especiarias e outros mais. Vá ao mercado e aproveite a riqueza de fragrâncias que os alimentos possuem. Quando estiver em um parque, na praia ou em outros lugares, sinta o cheiro que estes lugares possuem. É possível identificar o “cheiro de chuva”, “de mar”. Aproveite e tente perceber os ingredientes das refeições enquanto estas são preparadas.

Conforme seu repertório for aumentando e a sensibilidade para estes aromas também, sua facilidade em identificar os aromas dos vinhos também crescerá.


Gire levemente a taça

Delicadeza é a palavra de ordem quando queremos identificar os aromas dos vinhos tintos ou brancos. Você deve girar levemente a taça para aerar a bebida. Do contrário, sentirá apenas o cheiro sobressalente do álcool.

Mas, quando falamos de espumantes, esta técnica não deve ser utilizada, uma vez que ela extermina as bolhas, que são as responsáveis por liberar lentamente seu cheiro. Neste caso, o ideal é fechar por alguns segundos o topo da taça utilizando a mão. Esta técnica concentrará os aromas e permitirá que você os identifique.



Gostou das nossa dicas? Claro né!  Conte sempre a Optimus Importadora, uma empresa que é especialista e conhecedora do mercado e qualidade de Vinhos. Atualmente presente nos principais estados do país, em restaurantes e lojas especializadas. Contamos com uma grande rede de representantes e distribuidores em cada região.




Fonte: ArtDeCaves


87 visualizações0 comentário
bottom of page